08/07/2026

Festival de Gramado anuncia sua seleção para 2026

O Festival de Cinema de Gramado divulgou os seis longas-metragens brasileiros de ficção da mostra competitiva de sua 54ª edição: Chorão: Só os Loucos Sabem (SP), de Hugo Prata e Felipe Novaes; Feito Pipa (CE), de Allan Deberton; Justino - Nos Bastidores do Reino (DF), de José Eduardo Belmonte; Leite em Pó (MG/SP/RN), de Carlos Segundo; Nosso Segredo (MG), de Grace Passô; e Pele de Rinoceronte (RJ), de Marcello Ludwig Maia. Todos os filmes são inéditos no Brasil e três deles marcam a estreia de seus diretores em longas de ficção: Grace Passô, Carlos Segundo e Marcello Ludwig Maia. 

O festival acontece entre 12 e 22 de agosto, com abertura oficial no dia 14 de agosto, com exibição hors-concours do longa-metragem Antártida, de Bruno Safadi. Na trama, cientistas e militares se preparam para enfrentar o inverno rigoroso em uma base brasileira na Antártida. Tudo muda após a primeira noite, quando Inês (Marina Ruy Barbosa) sofre uma violência brutal e a situação torna todos os homens suspeitos, incluindo o comandante Barros (Antônio Calloni) e o capitão Vicente (Lázaro Ramos). Sob clima de tensão e desconfiança, a subcomandante Elisabeth (Andrea Beltrão) lidera uma investigação em busca do criminoso com o apoio das mulheres da base — entre elas, Marina, médica da estação, interpretada por Leandra Leal. Seu lançamento nos cinemas foi confirmado para 17 de setembro.

Longas da competição

Dirigido por Hugo Prata e Felipe Novaes, Chorão: Só os Loucos Sabem mergulha na vida do rapper e cantor que marcou gerações na banda Charlie Brown Jr. Em Santos, no litoral paulista, ele conhece Graziela e, do encontro entre amor, rebeldia e vulnerabilidade, nasceram músicas que marcaram gerações. No elenco, José Loreto e Nanda Marques.

Em Feito Pipa, de Allan Deberton, que teve sua première mundial no mais recente Festival de Berlim, o garoto Gugu (Yuri Gomes) sonha em se tornar um grande jogador de futebol. Órfão de mãe e criado pela avó (Teca Pereira), ele teme voltar a ter que morar com o pai (Lázaro Ramos), que se casou novamente e com quem tem uma relação complicada, e fará de tudo para evitar que isso aconteça. 

O Rio de Janeiro da década de 1980 é o cenário de Justino - Nos Bastidores do Reino, história em que o protagonista encontra em uma poderosa igreja neopentecostal a chance de sair da pobreza. Em sua rápida ascensão e no sucesso como pastor estão desejos reprimidos, segredos e ambição. Depois de 15 anos, Justino quer acertar as contas com o passado. Dirigido por José Eduardo Belmonte, o filme traz no elenco Christian Malheiros, Antonio Pitanga, Caio Blat e Onna Silva.  

Com direção de Carlos Segundo, Leite em Pó apresenta a história de um músico obcecado por rock que vê sua vida desabar após uma perda familiar. Sozinho e sem dinheiro, ele decide aceitar um trabalho que o força a circular pela cidade, encontrando diferentes pessoas que desafiam sua visão de mundo. Entre memórias incômodas e os novos laços, ele inicia uma jornada transformadora para enfrentar seus fantasmas. O elenco apresenta Vinicius de Oliveira, Antonio Pitanga, Zezita Matos e Rejane Faria. 

Em Nosso Segredo, que também teve première mundial em Berlim, uma família tenta reconstruir a rotina após uma perda recente. Enquanto cada um foge do luto à sua maneira, o filho mais jovem guarda um segredo que pode ajudá-los a enfrentar a dor e encontrar um novo caminho. Com Robert Frank, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip e Ju Colombo, o filme tem direção de Grace Passô. 

Ambientado na década de 1970, Pele de Rinoceronte, de Marcello Ludwig Maia, traz Débora Falabella no papel de uma repórter de um jornal popular que, ao lado de uma advogada criminalista, vê sua vida mudar após um homicídio que chocou o Brasil e marcou o início do debate sobre o feminicídio. O drama, que também apresenta Naruna Costa, Irandhir Santos, Augusto Madeira, Elli Fêrreira e Daniel Rangel.

Troféu Cidade de Gramado

Homenageando personalidades ligadas ao festival, cuja atuação contribuiu para a projeção do evento e da região, o troféu será entregue ao ator, roteirista e diretor Marcos Caruso. Com uma longa trajetória de mais de quatro décadas no cinema, na televisão e no teatro, iniciou a carreira nos palcos na década de 1970 em montagens como Rei Momo e Alegro Desbum. Estreou na televisão em 1978 em Aritana e, desde então, integrou o elenco de grandes sucessos como Mulheres Apaixonadas e Avenida Brasil. Nos cinemas, participou de mais de 20 longas-metragens, com destaque para Memórias Póstumas, de André Klotzel; Depois daquele Baile, de Roberto Bomtempo; e Polaróides Urbanas, de Miguel Falabella.

Sessões especiais

A programação do festival também conta com sessões especiais de longas-metragens fora de competição. Serão exibidos a comédia esportiva tcheca Dream Team, de Jonáš Karásek; o longa-metragem infantil D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima, quarto filme da franquia de sucesso Detetives do Prédio Azul; o inédito Era Uma Vez Minha 1ª Vez, de Claudia Castro, inspirado no livro homônimo de Thalita Rebouças; o curta-metragem italiano Anita, de Wardal; o documentário esportivo GRENAL - O Maior Clássico das Américas, de Belisario Franca e Tatiana Sager; e a produção documental Santiago, episódio que integra a Série Grandes Mestres, sobre a vida e obra do cartunista Neltair Rebés Abreu, conhecido como Santiago.

Outras informações no site do festival: https://festivaldecinemadegramado.com

 

Notícias relacionadas