19/08/2026

Festival de Brasília terá mais de 70 filmes e homenagens

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou a programação de sua 59ª edição, que será realizada entre 11 e 19 de setembro, no Cine Brasília e em outros espaços culturais do Distrito Federal. Após registrar quase 2 mil inscrições entre curtas e longas-metragens, o evento selecionou sete longas e 12 curtas para a Mostra Competitiva Nacional, além de quatro longas e 11 curtas para a Mostra Brasília. Ao todo, mais de 70 produções integram a programação, distribuída entre mostras competitivas, sessões especiais, atividades de mercado, debates, oficinas e encontros setoriais.

A abertura do festival contará com a exibição do curta histórico Brasília - Planejamento Urbano (1965), de Fernando Coni Campos, seguido da estreia de A Pele Morta, dirigido por Denise Moraes e Bruno Torres. O encerramento será com o longa Verão da Lata, de Santiago Dellape.

Homenagens

A atriz Julia Lemmertz receberá o Troféu Candango de Conjunto da Obra. Como parte da homenagem, o festival exibirá uma cópia restaurada de A Cor do Seu Destino (1986), de Jorge Durán.

A cineasta Tata Amaral será homenageada com o Prêmio Leila Diniz. O festival programou uma sessão de Um Céu de Estrelas (1996), primeiro longa-metragem da diretora, premiado em Brasília há três décadas.

Já a Medalha Paulo Emílio Sales Gomes será entregue à museóloga e conservadora audiovisual Fernanda Coelho, profissional ligada à Cinemateca Brasileira.

Seleção oficial

A Mostra Competitiva Nacional reúne os longas:

Ana, En Passant, de Fernanda Salgado (MG)
Pequenas Tragédias, de Daniel Nolasco (GO)
Tudo é Tempo, de Marcos Guttman (RJ)
Todo o Sentimento, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA)
Privadas de Suas Vidas, de Gustavo Vinagre e Gurcius Gewdner (SP)
Se Eu Fosse Vivo… Vivia, de André Novais Oliveira (MG)
Sabes de Mim, Agora Esqueça, de Denise Vieira (DF)

A seleção de curtas nacionais é composta por:

Mariposa, de Alexandre Américo e Pedro Vitor (RN)
Vejo Você de Repente, de Aída da Costa (CE)
Gastronomia do Olho, de Nicolau (DF)
Fundura, de Catapreta (MG)
Cidão, de Alessandra Gama (GO)
Descarrilho, de Aline Gutierrez (RS)
Cana, de Daniel Rone e Guilherme Xavier Ribeiro (SP)
Lagoa do Abandono, de Diego Maia (CE)
Futuro Decadance, de Leviathan (AL)
Tiró e a Onça, de Wera Poty (SP)
Poronga, de Rafael Rogante (RO)
Banho de Choque, de Cíntia Lima (PE)

Mostra Brasília

Dedicada à produção audiovisual do Distrito Federal, a Mostra Brasília apresenta os longas:

Onde Moram os Irmãos, de Marisa Mendonça
Amadeo e o Hipotético Mundo Novo, de Brenda Lígia e Edu Felistoque
Mapas, de Rafael Lobo
Nem Todos Sabem, de Edileuza Penha de Souza

A seleção de curtas inclui:

Hacker Leonilia, de Gustavo Fontele
A Arte Perdida da Lombada, de Helena Sarmento e Gabriel Brito
Vinte Vinte Quatro, de Davi Pieri
Isso Aqui é Várzea!, de Flávio Costa
Dora, de Murilo Abreu
O Jardim Mágico, de Naira Carneiro e Carlon Hardt
Rima, de Josianne Diniz
Madre, de Talita Carvalho e Carol Matias
Impostor, de Rafael Gontijo
Não Há Crime no Plano Piloto, de Gabriel Machado
Ar-Dor, de Mike Peixoto

Os filmes concorrem ao 29º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mostras paralelas

O tradicional Festivalzinho exibirá sete produções voltadas ao público infantojuvenil em sessões realizadas no Cine Brasília, no Complexo Cultural de Planaltina e na Universidade Católica de Brasília.

A mostra Festival dos Festivais apresentará:

Proust Palimpsesto: Pastiches e Misturas, de Carlos Adriano
Flora & Airto: O Som Revolucionário, de Jom Tob Azulay
Afrolatinas: Mulheres Negras em Movimentos, de Viviane Ferreira
Para os Guardados, de Desali e Rafael Rocha
A Caminhada Sagrada de Tatatxi Ywarete, de Werá Djekupé

Já a competitiva Caleidoscópio reúne:

Mulheres do Bando, de Thamires Vieira
Tempo à Faca, de Diogo Oliveira
Cacimba, de Rodrigo Campos
Os Vivos Caminham a Terra, de Pedro Maia
Os Fantasmas Gentis, de Caetano Gotardo

As obras disputam o Prêmio Fipresci e o Prêmio Jean-Claude Bernardet, concedido pelo Júri Jovem.

História(s) do Cinema Brasileiro

A mostra dedicada à memória do audiovisual nacional apresentará os curtas de Vladimir Carvalho:

Brasília Segundo Feldman (codirigido por Eugene Feldman)
A Paisagem Natural
O Sertão do Rio Peixe

Também integram a programação histórica:

Brasília - Planejamento Urbano, de Fernando Coni Campos
Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral
A Cor do Seu Destino, de Jorge Durán

O segundo eixo da mostra será formado por produções contemporâneas voltadas à reflexão sobre a história do cinema brasileiro:

Adeus, Brasília, de Moacir Macedo
Fernando Coni Campos: Cada um Vive como Sonha, de Luis Abramo e Pedro Rossi
Drops de Anis, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro

Premiere DF

Retomada após a edição anterior, a mostra exibirá dois filmes brasilienses inéditos:

Jornada nas Estrelas, de Angelo Pignaton
Brasifilia, de Francenilton Klava

Sessões especiais

Entre as exibições hors concours estão:

Pitico - Hermes Ayres Azevedo (1881-1959) – Historiador da Província, de Júlio Bressane
Norte Sul Esquerda Direita, de Ricardo Ribeiro
Música Secular, de Emanuel Lavor
Histórias de Terror e Delicadeza, de Jimi Figueiredo e Sérgio Sartório

A sessão Vozes e Lutas reunirá:

A Última Diária, de Marcelo Pelucio e Felipe Cortes
Pontos de Partida, obra póstuma de Silvio Tendler

As exibições serão seguidas de debate.

Mercado

Uma das novidades da edição será a apresentação de três episódios da série inédita Delegado, dirigida por Marcelo Lordello e Leonardo Lacca e produzida por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux.

A sessão ocorrerá no Cine Brasília e será acompanhada de atividades com os realizadores. Após a exibição, Kleber Mendonça Filho lançará o livro O Agente Secreto – Um Roteiro. No dia seguinte, Emilie Lesclaux participará de uma masterclass sobre produção audiovisual.

O Ambiente de Mercado também contará com rodadas de negócios, pitching de projetos, encontros com produtoras e distribuidoras, além do painel internacional o Brasil visto pelos festivais internacionais.

Conferência do Audiovisual e atividades formativas

A 6ª Conferência do Audiovisual Nacional ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro com o tema “Audiovisual brasileiro: uma agenda para o próximo ciclo”. Entre os participantes confirmados estão Anna Muylaert, Bruno Torturra, Mariza Leão e Tata Amaral.

A programação educacional inclui oficinas de figurino, pós-produção de som, atuação para cinema, crítica cinematográfica e montagem.

Descentralização, acessibilidade e sustentabilidade

Além do Cine Brasília, o festival terá atividades em Planaltina, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, no Cine Cultura Liberty Mall, no IESB e em outros espaços do Distrito Federal.

A organização informou que haverá audiodescrição para os filmes exibidos no Cine Brasília, legendagem descritiva em parte da programação, espaços adaptados para pessoas com deficiência e ações voltadas à gestão de resíduos e acessibilidade.

Premiação

A cerimônia de premiação será realizada em 19 de setembro, no Cine Brasília, com apresentação de Bárbara Colen e Simone Zuccolotto. Após a entrega dos troféus, o festival será encerrado com a exibição de Verão da Lata, de Santiago Dellape.

A programação completa está disponível no site oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Notícias relacionadas