Clássico incompreendido, Bacalhau é exibido em cópia restaurada (Crédito: Divulgação)
Entre os dias 9 e 20 de setembro, a Cinemateca Brasileira realiza a mostra 1976 – 50 Anos Depois. Dando continuidade ao projeto iniciado em 2022, a quinta edição do evento reúne uma rica seleção de obras nacionais e internacionais que resgatam as tendências e temáticas nacionais e internacionais daquele ano.
Com curadoria do cineasta Paulo Sacramento, idealizador da mostra, em parceria com o setor de Difusão de Filmes da Cinemateca Brasileira, a programação abrange diversos gêneros, estilos e cinematografias. A sessão de abertura terá exibição do clássico do terror Carrie, a Estranha. A seleção também celebra Dona Flor e Seus Dois Maridos, um dos maiores marcos de público do cinema nacional, com projeção em formato DCP. Títulos emblemáticos como O Império dos Sentidos, Cria Cuervos, Táxi Driver, Jonas que Terá Vinte e Cinco Anos no Ano 2000 e King Kong estão entre os destaques. Na seleção nacional, sobressaem títulos como Aleluia Gretchen, Inferno Carnal e Xica da Silva.
Especialmente para esta edição, a Cinemateca confeccionou novas cópias digitais que ampliam o acesso do público a obras pouco vistas. Entre os destaques, estão os longas-metragens O Pai Do Povo, Presídio de Mulheres Violentadas e o raríssimo Luciana, a Comerciária, além do curta Filmando Dona Flor, que retrata os bastidores do clássico Dona Flor E Seus Dois Maridos, e uma seleção de trailers recém-preservados.
No mesmo dia de sua exibição na Cinemateca Brasileira, 20 de setembro, Luciana, a Comerciária terá uma sessão especial na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Por cinquenta anos, o filme permaneceu como uma lenda na filmografia pernambucana. Primeiro e único longa-metragem dirigido pelo ator, produtor, roteirista e diretor Mozart Cintra, o filme foi rodado nas cidades de Arcoverde e Recife, tendo à época apenas duas exibições, destinadas a membros da equipe de filmagem e jornalistas locais.
A mostra mantém iniciativas de sucesso das edições anteriores, expandindo a vivência do público para além da tela. No Foyer Grande Otelo, uma exposição de cartazes dialoga diretamente com a programação. O grande destaque é o cartaz do filme Bacalhau, que recebeu tratamento minucioso de conservação e restauro pelo Laboratório de Conservação e Restauro da instituição, provando que a preservação audiovisual também engloba materiais gráficos essenciais para a memória do cinema. Parceiro da Cinemateca, o Bar Soberano, na República, recebe três sessões da mostra, todas com exibição em 35mm de Bacalhau, O Império Dos Sentidos e Mulheres do Sexo Violento, este último exibido em sessão especial no dia 25 de setembro.
Como na edição do ano passado, antes dos longas-metragens, o público assistirá a trailers de época e a cinejornais exclusivos do Canal 100, coleção sob a guarda da Cinemateca e que está em processo de recuperação pela instituição a partir de um projeto dedicado.
Todas as sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados 1 hora antes de cada uma delas na bilheteria da Cinemateca Brasileira. Para as sessões ao ar livre, no Espaço Alberto Cavalcanti, a ocupação dos lugares é feita por ordem de chegada, sem necessidade de retirada de ingressos.
Os catálogos da mostra serão distribuídos na bilheteria da Cinemateca Brasileira, mediante a entrega de dois ingressos de filmes da sessão.
Esta edição conta com o apoio fundamental do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Goethe-Institut São Paulo, Cinemateca de Curitiba, Arquivo Nacional, CTAv, Gullane+, Adriana Figueiredo e Bar Soberano.
SERVIÇO
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento:
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação
(confira no site: https://cinemateca.org.br/programacao).
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Espaço Alberto Cavalcanti (Área externa) (300 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão
