O trabalho de Salles acompanha o percurso diário de duas horas de uma mulher (a colombiana Catalina Sandino Moreno, indicada para o Oscar 2005 pelo filme Maria Cheia de Graça) para chegar ao centro de Paris.
O filme todo tem 20 partes, cada uma relativa a um dos “arrondissements”, ou distritos administrativos da capital francesa. Os diretores, convidados de vários países, são o mexicano Alfonso Cuarón, os americanos Gus Van Sant e Ethan Coen, o alemão Tom Tykwer, o japonês Nobuhiro Suwa e a indiana Gurinder Chadha, e também franceses como Olivier Assayas e Sylvain Chomet, entre outros.
O festival de Cannes abre oficialmente no dia 17 de maio, com uma exibição da aventura O Código Da Vinci, estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou.
