Sequência do sucesso de 2016 - Moana, Um Mar de Aventuras -, este novo filme acompanha o amadurecimento de sua heroína e retoma sua parceria com o semideus Maui. A melhor novidade está na irmãzinha caçula de Moana, a adorável Simea, carinhosa e engraçadinha, que deveria ter vida longa no universo Disney.
Estão de volta também os impagáveis Hei Hei, o galo tonto, e o fofo porquinho Pua, os pets de estimação de Moana, que partirão com ela numa nova e arriscada aventura. Desta vez, o pai de Moana a estimula a voltar a comandar seu barco. Agora, ela tem uma missão sagrada: procurar uma antiga ilha perdida, que teria o condão de reativar as rotas marítimas que uniriam todos os povos do mundo, rompendo o atual isolamento.
A explicação de toda esta missão esbarra em algumas dificuldades ocasionais de compreensão, mas o fato é que a aventura marítima de Moana e sua nova tripulação é repleta de incidentes capazes de encher os olhos, testando a capacidade da animação de retratar proezas. Verdade que os novos tripulantes não parecem, à primeira vista, estar à altura dos desafios: o avô rabugento de Moana, que fica encarregado da cozinha, um jovem adolescente fortão mas distraído e uma jovem hiperativa de tal forma com sua machadinha que eventualmente ameaça colocar o barco a pique. Fora os dois pets, que garantem momentos divertidos.
A primeira etapa da viagem compreende a tentativa de reencontrar Maui, que se encontra prisioneiro de uma rainha dos morcegos que tem agenda própria - ela quer atrair Moana para lá para assim ver-se ela própria livre do aprisionamento do mais poderoso malvado de seu próprio mundo.
No meio do caminho, não falta um encontro com os impagáveis mini-piratinhas, fazendo estrago com suas setas mas mostrando-se, agora, potenciais aliados de Moana. Um deles até se junta à tripulação, levando consigo uma geleca com poderes paralisantes que não deixa de mostrar-se útil em alguns momentos.
Mas os maiores desafios serão, certamente, vividos pela dupla Moana e Maui, sendo o semideus, finalmente liberto e de posse do seu cajado mágico, o encarregado de resgatar a ilha, que ficou submersa todo esse tempo. Missão nada simples e que incorrerá em momentos eletrizantes e arriscados para Moana. A conferir se o charme da garota decidida da Oceania continuará impactando as plateias.