Democracia em Vertigem (foto), documentário de Petra Costa, foi selecionado para uma pré-lista de 15 títulos que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista definitiva, na qual restarão apenas cinco filmes, sai no dia 13 de janeiro e a cerimônia de premiação acontece em 9 de fevereiro de 2020.
Também na pré-lista de documentários, entrou “Privacidade hackeada”, de Karim Amer, que tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.
O norte-macedônio “Honeyland”, exibido na Mostra Internacional de Cinema em S. Paulo, foi indicado em duas pré-listas, de documentários e filmes estrangeiros.
O concorrente brasileiro a uma vaga na lista do Oscar de filme estrangeiro, “A vida invisível”, de Karim Aïnouz, não foi escolhido. Nesta categoria, entraram “Parasita”, de Jong Bong-hoo (Coreia do Sul), “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, “Uma mulher alta”, de Kantemir Balagov (Rússia), "Atlantique", de Mati Diop (Senegal), todos exibidos e/ou ainda em cartaz nos cinemas brasileiros.Nesta quinta (19), estreia também o concorrente húngaro “Aqueles que ficaram”, de Barnabás Tóth que entrou na pré-lista.
Abaixo, as duas pré-listas:
Documentários
“Democracia em vertigem”
“Privacidade hackeada”
“Honeyland”
“Advocate”
“American Factory”
“The Apollo”
“Apollo 11”
“The Biggest Little Farm”
“Aquarela”
“The Cave”
“For Sama”
“Knock down the house”
“Maiden”
“Midnight family”
“One child nation”
Filmes internacionais
“Les misérables” (França)
“Dor e glória” (Espanha)
“Parasita” (Coreia do Sul)
“Aqueles que ficaram” (Hungria)
“Uma mulher alta” (Rússia)
“Atlantique” (Senegal)
"Honeyland" (Macedônia do Norte)
“Corpus Christi” (Polônia)
“Truth and justice” (Estônia)
“O pássaro pintado” (República Tcheca)
