21/07/2026

Documentário reconstitui aventura política do poeta italiano Gabrielle D'Annunzio

        
 
O cineasta croata Igor Bezinovi acaba de terminar a filmagem do documentário Fiume o Morte!, uma produção croata-esloveno-italiana que retrata fatos relacionados ao poeta Gabrielle D’Annunzio após a I Guerra Mundial.  

O filme reconstitui aqueles dias em que D'Annunzio, acompanhado por cerca de mil soldados rebeldes italianos, capturou a cidade de Rijeka, em setembro de 1919, declarando aquele território, que naquele momento estava em disputa, como sua micro-nação. Na sequência, Rijeka transformou-se, segundo relatos, num ambiente cheio de artistas e livre-pensadores mas também um lugar onde imperava a ideia do nacionalismo. 

Em janeiro de 1921, o exército regular da Itália expulsou D’Annunzio. Porém, muitas das ideias que emergiram durante o episódio de Rijeka depois foram adotadas pelo regime de Mussolini. 

As filmagens aconteceram em Rijeka (Croácia), Trieste (Itália), na casa de  D’Annunzio, o monumental complexo Vittoriale degli Italiani em Gardone, perto do Lago di Garda (Itália), e no Planalto do Karst, na fronteira entre a Eslovênia e a Itália. As filmagens levaram cerca de dois anos, inclusive por dificuldades ligadas à pandemia, a partir de 2019 e terminando em julho de 2022. 

A première do filme está prevista entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024.

Notícias relacionadas