Olga (foto) é o longa selecionado por uma comissão do Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar do ano que vem. Não é nenhuma surpresa que o longa tenha sido o escolhido para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme de Jayme Monjardim tem tudo para agradar à Academia: é uma produção pomposa, tem ares de superprodução, é baseado numa história real e toca num tema pelo qual todos sabem que os votantes têm verdadeira fixação: o Holocausto.O longa, que estreou em todo o país em 20 de agosto, participou do Festival de Gramado, no mês passado, fora de competição. O filme entrou em mais de 300 salas e custou cerca de RS$ 8.5 milhões. Em seu primeiro final de semana em cartaz, Olga abriu em primeiro lugar, levando 385.968 espectadores ao cinema.Outros países também já manifestaram as suas escolhas. A França selecionou A Voz do Coração (Les Choristes), que tem estréia prevista no Brasil para outubro. O filme participará do Festival de Cinema Francês, que passará por diversas capitais. Hong Kong selecionou Running on Karma. A Bélgica será representada por The Alzheimer Case. Kontroll, exibido em diversos festivais, inclusive Cannes, é o escolhido da Hungria. A Espanha, por sua vez, pré-selecionou três filmes: A Má Educação, de Pedro Almodóvar, Mar Adentro, de Alejandro Amenabar e Tiovivo de Madri de C. 1950, de Jose Luis Garcia. A Dinamarca escolheu o semidocumental As cinco obstruções, de Lars Von Trier.Cineweb - 21/09/04 16:00
"Olga" representa o Brasil no Oscar
- Por Alysson Oliveira
- Publicado em 21/09/2004 às 16:33
- Tempo de leitura 1 minuto
