16/04/2024

Festival Sesc dos Melhores filmes inicia quinquagésima edição

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes começa nesta quarta (3), e segue até 24 de abril, oferecendo de forma híbrida uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaques em 2023, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema.

O mais antigo festival de cinema de São Paulo celebra 50 anos com 52 títulos em exibição no CineSesc e na plataforma Sesc Digital. A programação é composta pelos filmes mais votados, entre público e crítica, dentre os 396 longas-metragens que chegaram aos cinemas comerciais em todo o Brasil ao longo de 2023.

No evento de abertura do festival serão conhecidos os trabalhos de artistas eleitas e eleitos pelo voto popular e júri especializado como os melhores do ano. A cerimônia de premiação acontece dia 3, a partir das 20h, com apresentação do ator Fabricio Boliveira. Na sequência, será exibido o filme Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges. A retirada gratuita do ingresso para acompanhar a premiação começa a partir das 18h30.

Além da exibição dos filmes mais votados, a programação contempla exibições especiais para todos os públicos. Na Faixa Histórica, serão exibidos dez clássicos do cinema brasileiro restaurados que foram premiados nos últimos 50 anos do festival. Entre os títulos, estão A Herança (1970), de Ozualdo Candeias, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), de Hector Babenco e A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral.

Zezé Motta será homenageada pelos seus 56 anos de carreira e participação em mais de 50 filmes. No dia 17, às 20h30, a atriz estará presente na sessão de Xica da Silva, de Cacá Diegues, em cópia restaurada.

No dia 10, acontece a Homenagem a Eduardo Coutinho, com a exibição de dois dos documentários mais prestigiados de sua filmografia: Jogo de Cena (2007), às 18h, e Cabra Marcado pra Morrer, às 20h30. Antes da sessão deste último, será exibido o curta-metragem Eu fui assistente de direção do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro, um dos principais vencedores da Mostra Tiradentes de 2024. 

A programação dos Melhores também oferece sessões especiais de quatro filmes brasileiros ainda inéditos nos cinemas, sempre com um bate-papo com a equipe após as exibições. Os títulos são Seu Cavalcanti, de Leonardo Lacca (dia 4, às 20h30); A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (dia 11, às 20h30); Estranho Caminho, de Guto Parente (dia 18, às 20h30) e A Batalha da Rua Maria Antonia, de Vera Egito (dia 24, às 20h30). 

As crianças também são bem-vindas no 50º Festival Sesc Melhores Filmes. Aos domingos, sempre às 15h, o CineClubinho exibe filmes com apelo infantil: Wonka (dia 7), e as animações Perlimps!, de Alê Abreu (dia 14) e Elementos (dia 21).

A 50ª edição traz ainda atividades formativas, como uma aula especial com Adirley Queirós, um dos diretores do premiado Mato Seco em Chamas, filme presente na programação. Além dela, o Conversas, encontro realizado no saguão do CineSesc, convida o público para discutir temas como “Ética no Set" e “Cinema em Tempos de Inteligência Artificial”, e ainda homenagear um dos mais importantes cineastas brasileiros em “Dez Anos Sem Coutinho”.

A plataforma Sesc Digital também recebe programação do Festival Sesc Melhores Filmes, com a disponibilização gratuita de nove títulos. Seis deles estiveram entre os mais votados dos últimos anos, os outros são três clássicos premiados em edições anteriores: Mephisto (1981), de István Szabó, As Invasões Bárbaras (2003), de Denys Arcand, e A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel von Donnersmarck.

 

Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Em 50 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendagem descritiva para assegurar a amplitude da ação do Sesc na atenção aos diversos públicos.

Os ingressos para as sessões do 50º festival Sesc Melhores Filmes terão valor único de R$10,00. Já as exibições da Faixa Histórica, CineClubinho e Sessões Especiais, com apresentação e debates, serão gratuitas, com retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do CineSesc.

Acompanhe a programação completa a partir de 1/4, em sescsp.org.br/melhoresfilmes.

Notícias relacionadas