Na próxima sexta (14/2), às 20h, a Cinemateca Brasileira apresenta uma sessão especial em homenagem a Fernanda Torres, exibindo Eu Sei que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor, filme que rendeu à atriz, então com apenas 20 anos, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 1986.
Sobre a vitória, que impulsionou sua carreira, ela escreveu em 2011: "Guardo o prêmio num cofre, raramente o vejo. Tenho orgulho de tê-lo, mas seu valor é secundário diante da convivência com pessoas do calibre, entre tantos, de Walter Lima Júnior, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra, Anthony Hopkins, Gerald Thomas, Domingos Oliveira, Walter Salles, Daniela Thomas, Luiz Fernando Guimarães, Jorge Furtado e João Ubaldo Ribeiro."
O filme será seguido de um debate com o crítico Luiz Fernando Zanin, a atriz Clara Carvalho e mediação do professor e curador Carlos Augusto Calil.
Carreira
Atriz mais conhecida por seus papeis de comédia, como a série Os Normais, Fernandinha vem recebendo amplo reconhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior, por sua atuação no drama histórico Ainda Estou Aqui (Walter Salles, 2023). Além da recente conquista do Globo de Ouro de melhor atriz, a Fernandinha recebeu uma indicação ao Oscar® na mesma categoria.
Além de seu mais recente trabalho, outras atuações marcantes no cinema incluem Inocência (Walter Lima Jr., 1983), A Marvada Carne (André Klotzel, 1985), Terra Estrangeira (Walter Salles, 1995), Casa de Areia (Andrucha Waddington, 2005) e Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007).
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão