26/06/2026

Festival de Cuiabá começa na próxima terça

Cinco tipos de medo, de Bruno Bini, será exibido no Festival (Crédito: Divulgação)

O 23º Festival de Cinema de Cuiabá – CINEMATO, uma das mais importantes vitrines do audiovisual brasileiro e amazônico, acontece de 29 de junho a 5 de julho de 2026, com entrada gratuita. Nesta edição, o festival homenageia o diretor, ator e dramaturgo Amauri Tangará, artista cuja trajetória é marcada por obras conectadas às identidades populares e aos territórios do chamado Brasil profundo.

Com o tema Migração – Mobilidade Humana e Mudanças Climáticas, o CINEMATO apresenta uma programação composta por 67 filmes brasileiros, distribuídas entre as mostras Competitiva, Documenta Brasil, Cinema Paradiso, Cinema Escola e as sessões especiais Olhar de Estreia, Queimada Cuiabana, Melhor Idade e Homenagem. As produções selecionadas dialogam com questões ligadas ao pertencimento, aos deslocamentos humanos, às transformações ambientais e à diversidade cultural e territorial, evidenciando a riqueza estética do cinema brasileiro contemporâneo.

Sete longas-metragens disputam o tradicional Troféu Coxiponé. Entre eles estão Eclipse (SP), thriller dirigido e protagonizado por Djin Sganzerla e inspirado em fatos reais; Dentre Nordeste e Sudeste (SP), de Andrea Mendonça, que acompanha as histórias de vida de nordestinos que migraram para São Paulo; e Filhas da Noite (PE), de Henrique Arruda e Sylara Silvério, que celebra a resistência, a arte e a memória de seis artistas trans veteranas do Recife. 

Completam a mostra competitiva de longas Perto do Sol é Mais Claro (RJ), drama intimista dirigido por Régis Faria e protagonizado por seu pai, o ator Reginaldo Faria; Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky (AM),  de Jorge Bodanzky e Liliane Maia, coprodução entre Amazonas e Mato Grosso; e os mato-grossenses Cinco Tipos de Medo (MT), de Bruno Bini, suspense policial que entrelaça histórias marcadas por amor e violência, e Memória de Elefante (MT), de Severino Neto, que aborda o luto e a resistência do Cerrado.

Na categoria de curtas-metragens, foram selecionadas 15 obras, sendo cinco produções de Mato Grosso. Integram a mostra A Pele do Ouro (RR), de Marcela Ulhoa e Yare Perdomo; Canto (GO), de Danilo Daher; Entre Cinzas (GO), de Daniel Calil e Renato Ogata; Kaira e o Temporal (CE), de Wagner Nogueira Mendes; Kika Não Foi Convidada (RO), de Juraci Júnior; Mapago (MS), de Marcus Teles; Memórias com Vista para o Mar (RJ), de Marton Olympio; Presépio (RJ), de Felipe Bibian; Canção Imigrante (RS), de Cleverton Borges e Pedro Guindani; Ressonância (RN), de Anna Zêpa; além dos mato-grossenses Belo Ouro, de Pither Lopes; Capim, de Julia Munhoz e Caio Pimenta; O Olhar de Antonio, de Glória Albues; Sacas de Areia, de Raphael Henrique; e Divino: Sua Alma, Sua Lente, de Clea Torres, Gilson Costa e Divino Tserewahú.

Já a Mostra Documenta Brasil reúne obras que abordam memória, cultura e história do país. Integram a seleção Quatro Luas Pantaneiras (MS), de Ana Carla Loureiro; Pau D’Arco (RJ), de Ana Aranha; Anistia 79 (RJ), de Anita Leandro; Rita Moreira: Crônicas, Memórias e Videotape (PR), de Sérgio Santos Barroso; e Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil (SP), de Evaldo Mocarzel.

Mais informações e programação completa: festivalcinemato.com.br

Notícias relacionadas