06/08/2026

Futebol vai às telas com o Cinefoot no Rio e São Paulo

A 16ª edição do CINEFOOT, que se inicia nesta quinta (6), no Rio de Janeiro, e na sexta (7), em São Paulo, leva para as telas uma programação composta por 75 filmes sobre futebol oriundos de dez países. Toda a programação é gratuita..

Em 2026, as mostras competitivas internacionais de longas e curtas-metragens estão escaladas com 23 filmes (7 longas e 16 curtas). As produções vencedoras levam para casa a Taça Cinefoot de melhor filme, escolha feita exclusivamente através do voto do público. É um timaço composto por filmes do Brasil, Argentina, México, Itália, Colômbia, Reino Unido, Irã, Espanha, Alemanha, além de uma coprodução Chile/Palestina/Espanha, compondo um mosaico representativo do melhor cinema mundial de futebol da atualidade.

O festival acontece em quatro espaços de exibição no Rio de Janeiro: Estação Claro Rio, CCJF-Centro Cultural Justiça Federal, Ponto Cine e Cine Teatro Eduardo Coutinho/Biblioteca Parque de Manguinhos. Em São Paulo, a sede do Cinefoot é o Museu do Futebol. Tudo com entrada franca.

Sessões Especiais e destaques

Os mais recentes arquivos do Canal 100 restaurados pela Cinemateca Brasileira serão exibidos nesta quinta (7), às 19h, no Museu do Futebol (SP). As joias do Canal 100 mostram a partida final da Copa do Mundo de 1970 entre Brasil e Itália, o jogo entre Brasil e Argentina no Maracanã com Zico e Maradona, as partidas amistosas entre Brasil e Peru, nos estádios Beira-Rio e Maracanã, um Brasil e Uruguai, pela Taça Rio Branco, e muito mais. Ao todo serão exibidos 46 minutos de conteúdo do Canal 100, um momento histórico. Imperdível.

O CINEFOOT mantém parceria com a Cinemateca Brasileira, responsável pelo projeto de recuperação do Canal 100, o maior acervo cinematográfico do futebol no país, cobrindo de maneira única o período de 1957 a 1986. Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer, foi um cinejornal que revolucionou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do país.

Homenagem a Luiz Ferraz 

O cineasta Luiz Ferraz foi uma das vítimas da queda de um avião na zona rural de Aquidauana, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, em 2025. Além dele, morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o documentarista Rubens Crispim Jr., e o arquiteto chinês Kongjian Yu. Lembrando Ferraz, será exibido o filme O Nome do Jogo, direção dele e Lu Guimarães, na segunda (10), 20h30, no Museu do Futebol (SP). 

Invasão corinthiana

Para marcar os 50 anos da invasão corinthiana ao Maracanã em 1976, serão exibidos dois curtas-metragens seguidos de debate. Além dos filmes que fazem menção ao clube e a essa ocasião memorável da história do Corinthians, acontecerá um bate-papo após a sessão com o diretor Piero Sbragia, Luiz Felipe Castro, redator-chefe da revista Placar e o ex-jogador Vaguinho, atleta emblemático na campanha alvinegra de 76, assim como do time de 1977 que quebrou o jejum de 23 anos sem títulos da equipe. O jornalista Rogério Micheletti, um dos maiores especialistas acerca da história corintiana, e atualmente na TV Gazeta, também marcará presença. O papo é mediado pelo pesquisador Thiago Cassis.

LOCAIS E DATAS

RIO DE JANEIRO: 6 A 11 DE AGOSTO

Estação Claro Rio, CCJF-Centro Cultural Justiça Federal, Ponto Cine, Cine Teatro Eduardo Coutinho/Biblioteca Parque de Manguinhos

SÃO PAULO: 7 A 10 DE AGOSTO

Museu do Futebol

ENTRADA FRANCA

Mais informações sobre a programação: WWW.CINEFOOT.ORG

 

Notícias relacionadas