27/02/2024

Dois amigos, Felix e Leon, viajam até a casa de praia da mãe de um deles, esperando dias tranquilos também para finalizar trabalhos pendentes e importantes na vida dos dois. Ao chegarem, encontram uma hóspede inesperada, Nadja, uma moça desinibida e sensual que muda a rotina e as expectativas.

post-ex_7
Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023, o veterano diretor alemão Christian Petzold inova aqui numa história com muitos tons e camadas em torno de um quarteto de personagens jovens. Mais uma vez, ele escala a magnética Paula Beer (protagonista de Undine), como Nadja, uma personagem inusitada, cheia de erotismo e energia, que divide uma casa de praia com dois homens, Felix (Langston Uibel), filho da dona da casa, e seu amigo, Leon (Thomas Schubert). 

A ideia é que Felix complete seu portfólio para concorrer a uma vaga numa escola de arte e Leon, um escritor, consiga levar adiante seu segundo livro, superando o bloqueio criativo. Mas, desde a viagem, obstáculos se acumulam. O carro dos dois quebra no caminho e, na chegada, eles têm que dividir a casa com essa mulher desconhecida, cuja presença não era esperada. Hábil roteirista, Petzold explora as expectativas frustradas especialmente de Leon, que tudo observa mas é o que menos tem coragem de seguir os próprios impulsos. 

Enquanto isso, outros elementos entram no ambiente, como a ameaça de incêndios florestais na região e a presença de um salva-vidas, Devid (Enno Trebs), que aumenta a temperatura erótica entre o quarteto.

Uma das grandes qualidades do diretor e roteirista alemão é conseguir atingir notas diferentes numa mesma narrativa, alternando drama e comédia de uma forma bastante rica e equilibrada, inclusive com a chegada de outros personagens na trama - como o editor do livro que Leon prepara, Helmut (Matthias Brandt). Por isso, seu filme fala de muitas coisas e emana tantos sentimentos, abrindo uma perspectiva coral que o torna tão aberto a interpretações.

 
post