21/01/2025
Drama Histórico

O Jogo da Rainha

Duas vezes viúva e mulher que já publicara um livro na Inglaterra do século XVII, Catherine Parr torna-se a sexta esposa do tirânico rei Henrique VIII - que já mandara executar duas de suas esposas antes dela. Independente e sagaz, Catherine deve valer-se de toda a sua astúcia para sobreviver às suspeitas do marido ciumento e já muito doente. No Prime Video.

post-ex_7

O drama histórico britânico é o primeiro filme do diretor cearense Karim Ainouz falado em inglês e também sua primeira participação na competição de Cannes - à qual ele voltou em 2024 com Motel Destino

Trata-se de uma história cheio de som e fúria que coloca em primeiro plano Catherine Parr (Alicia Vikander), sexta e última esposa do tirânico rei Henrique VIII (Jude Law, quase irreconhecível com tanta maquiagem, figurino e próteses). Apesar do contexto e do elenco internacional, O Jogo da Rainha guarda, no entanto, a assinatura de Karim, um diretor com profunda sensibilidade para personagens femininas, como se atesta em filmes como O Céu de Suely e também em A Vida Invisível, com o qual ele ganhou a seção Un Certain Regard em Cannes em 2019. Karim, aliás, tem uma longa história com Cannes, que começou em 2002, quando ele apresentou por lá Madame Satã, que projetou o ator Lázaro Ramos a um outro patamar. 

Como em A Vida Invisível, Karim repete a parceria com a diretora de fotografia francesa Héléne Louvart, o que garante aqui também uma atmosfera de intensidade em tons vermelhos, trazendo para o centro da história a intimidade de uma família, que é também a família real. Mas o diretor, evidentemente, está mais interessado na carne e no sangue desses personagens, nas motivações que os levam a agir, do que nos rituais e figurinos da monarquia - que entram com o devido cuidado na história mas não a dominam, mantendo a vitalidade do filme em dia.

Várias vezes, Karim repetiu que enxerga neste seu filme um thriller, mais do que apenas uma produção de época - e ele está completamente certo. O enredo coloca em primeiro plano essa mulher, Catherine Parr, que não tinha sangue azul e foi uma pioneira em vários sentidos - inclusive publicou sob seu próprio nome o primeiro livro escrito por uma mulher em inglês. Era duas vezes viúva quando se casou com Henrique VIII, um homem que havia tido cinco outras esposas antes e mandado executar duas delas. O clima de ameaça e medo, portanto, era muito real para Catherine, e o filme passa isso muito bem. A primeira tarefa de Catherine, em primeiro lugar, era pura e simplesmente sobreviver ao marido, naquele momento já velho, doente e cada vez mais impotente e obcecado pelo ciúme e por intrigas cortesãs reais ou imaginárias.

Por tudo isso, e também pelo histórico deste diretor, O Jogo da Rainha conecta diretamente com a nossa época, ainda assombrada por governantes tirânicos, violência doméstica, machismo tóxico, todos eles temas que conduzem a história.

post