14/06/2024

Sessão Mutual destaca pioneiros da animação em novembro

A Sessão Mutual Films de novembro apresenta obras de dois pioneiros da animação. A alemã Lotte Reiniger (1899-1981) desenvolveu técnicas de filmagens que antecederam por uma década Walt Disney na criação de universos fantásticos povoados por figuras de silhueta. Ela realizou o primeiro longa-metragem de animação da história do cinema, As aventuras do príncipe Achmed (1926), uma livre adaptação de "As mil e uma noites" que passará no IMS junto a seu primeiro filme de contos de fadas, o curta O baú voador (1921). 

Moustapha Alassane (1942-2015), do Níger, foi o primeiro cineasta africano a dirigir filmes de animação, quando seu país havia conquistado a independência há menos de uma década.

Ele era um artista inventor que explorou diferentes técnicas – do desenho à mão ao stop-motion e ao live-action – para contar histórias que invocam tanto as tradições populares locais como a paródia à cultura invasora estrangeira. Os dois filmes de Reiniger e os cinco de Alassane que compõem os programas passarão no IMS em suas melhores cópias digitais, várias sendo restaurações recentes. A primeira exibição de As aventuras do príncipe Achmed em São Paulo contará com a apresentação do animador, cineasta e professor Fábio Yamaji.

A curadoria e a produção da Sessão Mutual Films são de Aaron Cutler e Mariana Shellard.

Programação
22/11/2023, quarta
18h15 - No reino dos sapos
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard
22/11/2023, quarta
20h - As aventuras do príncipe Achmed
Sessão apresentada por Fábio Yamaji
29/11/2023, quarta
18h30 - As aventuras do príncipe Achmed
30/11/2023, quinta
18h - No reino dos sapos

Serviço
IMS PAULISTA
Avenida Paulista, 2.424
Tel. (11) 2842-9120
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.

Notícias relacionadas