12/06/2026

Sessão Mutual Films apresenta dois longas iranianos restaurados

O Solo Selado, de Marva Nabili, será exibido em cópia restaurada na Sessão Mutual Films (Crédito: Divulgação)

A Sessão Mutual Films de junho de 2026 traz dois longas-metragens de ficção da década de 1970 restaurados, de cineastas iranianos que viveram a maior parte de suas vidas fora do seu país de origem, inclusive nos anos que antecederam a Revolução Iraniana de 1979. Os filmes expressam o sentimento de alienação por meio de personagens que não se enquadram ao ambiente social em que vivem. 

O solo selado (1977) foi o primeiro longa-metragem independente dirigido por uma mulher no Irã. A diretora do filme, Marva Nabili (nascida em 1941), estava morando nos Estados Unidos e trabalhando no Irã quando criou uma história híbrida entre documentário e ficção com a população local de uma aldeia iraniana, na qual uma adolescente local (interpretada pela atriz profissional Flora Shabaviz) resiste ao mesmo tempo à imposição tradicional de propostas de casamento e à entrada em uma nova cidade moderna construída ao lado do vilarejo. 

Longe de casa (1975) foi o primeiro filme realizado na Alemanha Ocidental por um dos grandes nomes da Nova Onda Iraniana, Sohrab Shahid-Saless (1944-1998). O filme retrata, de forma minimalista, a vida monótona e solitária de um imigrante turco em Berlim Ocidental que trabalha na indústria metalúrgica (interpretado pelo astro de cinema e televisão iraniano Parviz Sayyad). Shahid-Saless filmou com atores não profissionais turcos que moravam em uma cidade ainda abatida pela destruição da Segunda Guerra Mundial e se inspirou em suas próprias experiências como um “trabalhador temporário” na Europa. 

A versão restaurada de Longe de casa faz parte de um projeto mais amplo da restauração e circulação dos filmes alemães de Shahid-Saless e será apresentada com o apoio do Goethe-Institut. O solo selado foi um dos poucos filmes realizados por Nabili e será exibido no IMS Paulista graças ao trabalho da pequena distribuidora estadunidense Venera Films. A primeira exibição do filme contará com uma introdução da pesquisadora de cinema iraniano Eliane Arakaki.

 

Sessões especiais

IMS PAULISTA

O solo selado

16/6/2026, terça, 18h

Sessão apresentada por Eliane Arakaki

 

Longe de casa

16/6/2026, terça, 20h

Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

Mais informações em https://www.mutualfilms.com/2026Junho.html

Notícias relacionadas