30/04/2024

É Tudo Verdade encerra com premiação e filme sobre Luiz Melodia

Neste sábado (13/4), a partir das 19h00, na Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo, o diretor-fundador do festival, Amir Labaki, e os dois júris oficiais anunciam os vencedores das competições de Melhor Longa/Média-Metragem Brasileiro, Melhor Longa/Média-Metragem Internacional, Melhor Curta-Metragem Brasileiros e Melhor Curta-Metragem Internacionais.

Os prêmios classificatórios concedidos pelos Júris Oficiais são reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Los Angeles, que torna os vencedores elegíveis para consideração nas categorias de Documentário de Longa e de Curta-Metragem do Oscar® sem necessidade do período padrão de projeção, desde que o filme atenda ao regulamento da Academia.

Após a cerimônia, será exibido, às 20h30, em estreia mundial o filme de encerramento: Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan. O filme terá mais duas sessões no festival, em S. Paulo e no Rio de Janeiro, no domingo (14/4). Confira os detalhes abaixo.

Júri Competição Brasileira

O júri da Competição Brasileira deste ano é formado pela documentarista, historiadora, professora e ativista Edileuza Penha de Souza, pela editora de som Miriam Biderman e pelo cineasta Walter Lima Jr.

Júri Competição Internacional

Para avaliar a Competição Internacional, o júri deste ano é composto pela cineasta brasileira Helena Solberg, pelo cineasta e crítico britânico Mark Cousins e pelo realizador e produtor brasileiro Sérgio Tréfaut.

Luiz Melodia - No Coração do Brasil

Como dizia o pai de Luiz Melodia, Oswaldo Melodia, ele também um sambista, com esse sobrenome não tinha como o filho não seguir na música. O documentário Luiz Melodia – No Coração do Brasil narra a trajetória do artista nascido no morro de São Carlos, no bairro Estácio, em 1951.
Dirigido por Alessandra Dorgan, este é um documentário em primeira pessoa, resgatando entrevistas, depoimentos e apresentações do próprio Melodia, construindo assim sua história a partir de sua própria visão dela. De seus sucessos como Juventude Transviada, Pérola Negra e Magrelinha – da qual, aliás, vem o subtítulo do filme – aos seus embates com gravadoras, uma vez que não se encaixa nos rótulos que elas insistiam em colocar em artistas negros.
Ele mesmo diz que esperavam que ele só fizesse samba, por ter nascido no morro, ser negro e filho de um sambista. Mas Melodia, que morreu em 2017, transitava entre gêneros, ido do jazz ao pop e à MPB. A pluralidade musical do artista é captada na montagem de Joaquim Castro, que contempla diversas fases da carreira assim como as várias facetas do músico.

Um dos momentos mais inesquecíveis é a parceria, no palco, entre Zezé Motta e Melodia, cantando Magrelinha. Uma cena icônica da cultura brasileira nos anos 70. Outra cena marcante, Melodia e Elza Soares interpretando juntos Fadas, do DVD do álbum Ao vivo convida. A potência dele, ao lado dessas duas mulheres, é impressionante. As vozes marcantes dos três, além das presenças da palco únicas, dá uma força ao filme que sabe muito bem como aproveitar bem esses trechos, deixando-os correr livres na tela.

O documentário de Dorgan capta muito bem o Melodia, de sua aura de poeta no palco ou no estúdio, mas também seu lado politizado, como num histórico show no MIS, em 1984. “Nesse tempo de crise que nós estamos vivendo seria bom se nós dançássemos. É bom se soltar; enquanto existe música dentro de cada um, existe liberdade”, disse ele durante a apresentação. É nesse tom de música e liberdade que esse filme existe. (Alysson Oliveira)

Sessões

São Paulo

Cinemateca Brasileira - Sala Grande Otelo - 13/04/2024 às 20h30 (encerramento)

Espaço Itaú de Cinema Augusta - 14/04/2024 às 20h30

Rio de Janeiro

Estação Net de Cinema Botafogo - 14/04/2024 às 20h30

SERVIÇO

ENCERRAMENTO – 29º É TUDO VERDADE

Dia 13 de abril, sábado
Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Distribuição de ingressos ao público na bilheteria, uma hora antes

19h00 – Cerimônia de Premiação
20h30 – Filme de encerramento: Luiz Melodia – No Coração do Brasil
Direção: Alessandra Dorgan. 85’. Brasil, 2024