12/02/2025

Um perfil de Luis Fernando Verissimo e 50 anos da Revolução dos Cravos

Na competição brasileira, um perfil do celebrado escritor e cronista gaúcho em Verissimo, de Angelo Defanti, e um retrato sensível de um processo de adoção em Este é o primeiro dia do resto de sua vida, de Bel Bechara e Sandro Serpa. Na programação, uma homenagem ao cinquentenário da Revolução dos Cravos nos filmes As Armas e o Povo e Outro País.

Verissimo

Amado cronista, romancista e contista brasileiro, Luis Fernando Verissimo sempre foi uma figura discreta. Discreta até demais - sua obra fala por ele. O diretor Angelo Defanti, que já adaptou dois contos e um romance (O Clube dos Anjos) dele para o cinema, no entanto, realiza um filme em que a discrição do biografado impregna a forma, resultando assim num documentário revelador naquilo que não mostra.
Verissimo acompanha duas semanas em 2016, quando o escritor estava prestes a completar 80 anos. A câmera de Defanti tem uma acesso privilegiado à casa da família, acompanha momentos de intimidade, como refeições e conversas. E, nesse sentido, torna-se um grande prazer observar o cotidiano do marido tímido e da esposa, Lucia, extrovertida.

É também uma grande vantagem fugir da fórmula da biografia, cheia de dados factuais que facilmente se encontrariam na Wikipedia. Defanti aproveita a oportunidade, compondo um documentário intimista e impressionista, que observa sem se intrometer, por isso nos dá uma oportunidade única.

As entrevistas que aparecem no filme são aquelas que o escritor dá para veículos de imprensa enquanto o documentário estava sendo feito. Mas os momentos familiares são muito mais reveladores, como as interações com a pequena neta, com sua mulher ou até mesmo com fãs apaixonados.

As 100 horas de filmagens resultam um filme de 90 minutos muito bem construídos, na montagem de Eduardo Aquino, que transita entre a figura pública e o marido, pai, avô. Conhecido pelo seu humor sagaz e certeiro, a discrição de Verissimo fora das páginas pode impressionar, mas, ao mesmo tempo, percebe-se seu olhar curioso, apaixonado e perspicaz pelo ser humano e suas contradições. Se ele é um homem de não falar muito, o filme mostra que ele observa bastante, e é disso que nasce o substrato para sua obra sem igual. (Alysson Oliveira)

Sessões:

Rio de Janeiro

Estação Net de Cinema Botafogo - 09/04/2024 às 20h30

Estação Net de Cinema Rio - Sala 5 - 10/04/2024 às 17h30

São Paulo

Espaço Itaú de Cinema Augusta - 10/04/2024 às 20h30

Cinemateca Brasileira - Sala Grande Otelo - 11/04/2024 às 19h30

Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida

O pessoal, ou, melhor ainda, o íntimo se torna político neste documentário dirigido pelo casal de roteiristas Bel Bechara e Sandro Serpa, acompanhando a adoção do pequeno Gael, em 2021, em meio à pandemia e o caos político, social e cultural do país.
Parceiros no cinema e na vida, Bechara e Serpa brincam com a estrutura e as ferramentas do próprio cinema para documentar esse processo revitalizante em meio a um momento de dura realidade marcada por ansiedades, medos e perdas. Como dizem, é um filme sem “low point”, um momento em que os personagens enfrentam uma recaída. Em outras palavras, é um filme que celebra a vida.
Em cena, há pouco da burocracia da adoção. Só o necessário para contextualizar, e mostrar que não é um processo simples. Mas o que importa aqui são as descobertas e desafios da mãe e do pai de primeira viagem em lidar com o bebê de poucos meses que chega à sua casa.

Tudo é visto pelo ponto de vista de Bechara e Serpa, que se abrem com sinceridade diante da sua câmera. É ao mesmo tempo divertido (“Dar mamadeira é um mistério”, diz Bechara) e comovente (a cena em que finalmente podem levar Gael para casa é genuinamente emocionante) sem nunca cair numa pieguice barata para comover. Se o filme arranca lágrimas do público, é mérito de sua pura sinceridade.

A família, que ainda conta com o canino Miguilim, cresce, e é preciso lidar com tudo isso. Cansados, um tanto apreensivos e ansiosos durante os primeiros dias com o filho, Bechara e Serpa são também o retrato de sua conquista, da esperança de um país melhor diante daquele tsunami sócio-político de 2021. Seu filme documenta tudo isso com sagacidade e delicadeza. É, de certa forma, um longa caseiro em vários sentidos – um caseiro da melhor qualidade. (Alysson Oliveira)

Sessões

São Paulo

Espaço Itaú de Cinema Augusta - 09/04/2024 às 20h30

Cinemateca Brasileira - Sala Grande Otelo - 10/04/2024 às 19h30

Rio de Janeiro

Estação Net de Cinema Botafogo - 12/04/2024 às 20h30

Estação Net de Cinema Rio - Sala 5 - 13/04/2024 às 17h30

Homenagem 50 anos da Revolução dos Cravos

Realizador brasileiro radicado em Portugal desde 1977, Sérgio Tréfaut comparece a esta 29a edição do É Tudo Verdade como membro do júri internacional e também contribuindo para a homenagem à Revolução dos Cravos, que em 25 de abril de 1974 varreu a ditadura salazarista que já durava 48 anos.
Na programação, fazem parte o inédito As Armas e o Povo (foto), filme coletivo realizado no calor dos acontecimentos, em 1975, e também Outro País (2000), em que Tréfaut realizou um balanço dos primeiros 25 anos da revolução que integraria Portugal na modernidade, com todos os seus reveses e contradições.
Nesta quarta (9/4), às 10h, o cineasta será entrevistado pela curadora Anna Glogowski, na Cinemateca Brasileira, dentro da programação da 21a. Conferência Internacional do Documentário. (Neusa Barbosa)

As Armas e o Povo

Sessões

São Paulo

Cinemateca Brasileira - sala Oscarito - 09/04/2024 às 18h

Rio de Janeiro

Estação Net de Cinema Rio - Sala 2 - 14/04/2024 às 16h30

Outro País

São Paulo

Cinemateca Brasileira - sala Oscarito - 09/04/2024 às 20h

Rio de Janeiro

Estação Net de Cinema Rio - Sala 2 - 14/04/2024 às 16h30

Estação Net de Cinema Rio - Sala 2 - 14/04/2024 às 19h