11/05/2024

Festival de Cannes acrescenta novos filmes e exibe documentário de Oliver Stone sobre Lula

O Festival de Cannes anunciou novos filmes à sua programação. Três deles entraram na competição principal, que vale a Palma de Ouro: o francês Michel Hazanavicius, que apresentará La plus précieuse des marchandises, uma animação dramática sobre uma história ambientada no Holocausto, na Polônia, o iraniano Mohammad Rasoulof, com The Seed of the Sacred Fig; e o romeno Trei Kilometri pana la Capatul Lumii, de Emanuel Parvu. Com os adendos, serão 22 filmes na competição. 

Entre as Sessões Especiais, foram adicionados quatro títulos, incluindo o aguardado documentário de Oliver Stone, Lula, sobre o presidente brasileiro. Nesta seção, foram incluídos também Spectateurs, de Arnaud Desplechin, Un Unfinished Film, de Lou Ye, e Nasty, de Tudor Giurgiu.
Este ano, o Brasil está representado na competição principal com Karim Aïnouz, que apresenta Motel Destino. Na Semana da Crítica, os representantes brasileiros são Marcelo Caetano, com o longa Baby, e Valentina Homem, com o curta A menina e o pote. E, na Quinzena dos Realizadores, o Brasil leva Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.
O Festival de Cannes será realizado entre 14 e 25 de maio.
Nomes na competição
Certamente, são nomes de peso os adicionados à competição. Hazanavicius concorreu à Palma em 2011 e ganhou o Oscar de direção com O Artista no ano seguinte. Rasoulof, por sua vez, participou três vezes da mostra competitiva Un Certain Regard: com Be omid-e didar (melhor direção desta mostra em 2011); Manuscritos não Queimam (vencedor do prêmio FIPRESCI em 2013); ; e A Man of Integrity (vencedor do prêmio principal da seção em 2017). O cineasta iraniano, além disso, venceu o Urso de Ouro em Berlim em 2020 com o drama Não Há Mal Algum

Rasoulof, aliás, está sofrendo uma intensa perseguição política em seu país. Em 2023, Rasoulof foi impedido de ir a Cannes, onde integraria o júri da mostra Un Certain Regard, por ter tido seu passaporte cassado pelas autoridades iranianas. 

O romeno Emanuel Parvu, por sua vez, é bastante conhecido como ator, estrelando filmes como Contos da Era Dourada e Bacalaureat, ambos dirigidos por Cristian Mungiu.

Outros títulos

Na seção Un Certain Regard, foram acrescentados três filmes: When the Light Breaks, de Runar Runarsson; Niki, de Céline Sallette: e Flow, de Gint Zibalodis. 

Na Cannes Première, dois novos: Vivre, Mourir, Renaître, de Gaël Morel, e Maria, de Jessica Palud. 

Fora de competição, Le Comte de Monte-Cristo, de Alexandre de la Patellière e Mathieu Delaporte.

Notícias relacionadas